A Região





Património Arquitetónico e Natural




  • Vila Nova de Barquinha



    Banhada pelos rios Tejo, Zêzere e Nabão, VIla nova da Barquinha possui uma beleza natural impar. Desde o imponente Castelo de Almourol, erguido numa ilha em pleno Rio Tejo, passando por um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal, a Igreja Matriz de Atalaia, até ao Parque de Escultura Contemporânea, no Parque RIbeirinho, sem esquecer o património gastronómico e cultural, Vila Nova da Barquinha é o destino de excelência para partir à descoberta do que de melhor a região tem para oferecer. 



  • Tomar



    Desenvolvida a partir da construção do seu castelo, em 1160, que viria a ser sede dos Templários em Portugal, tem no Castelo e no Convento de Cristo o seu exlíbris. Com uma vasta riqueza arquitetônica, visível em exemplares como a Sinagoga, a mais antiga de Portugal, as Igrejas de S. João Baptista e de Santa Maria do Olival, ou mesmo o imponente Aqueduto dos Pegões, que outrora abasteceu de água o Convento de Cristo. De salientar igualmente a riqueza natural de Tomar, como é o caso da Mata dos Sete Montes, da Ilha do Mouchão ou mesmo da albufeira do Castelo de Bode. No que diz respeito ao património imaterial, é impossível falar de Tomar sem falar da Festa dos Tabuleiros, realizadas de 4 em 4 anos, com origem que remonta ao Culto do Espirito Santo.



  • Constância



    Constância, terra de poetas, garantem que aqui viveu camões. Riquíssima em recursos naturais, e com um vasto património histórico e cultural, Constância tem na sua zona ribeirinha, local de encontro entre os rios Tejo e Zezere, um dos maiores atrativos da região. Profundamente vandalizada aquando das invasões francesas, e mais tarde recuperada chegou até aos dias de hoje com um vasto património arquitetónico, com exemplares como a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia, a Torre do Relógio ou a Capela de Sant'Ana. Mais recentemente, iniciativas como o Centro de Ciência Vida - Parque de Astronomia, ou o Borboletário Tropical, tornam Constância numa Vila com enorme potencial turístico.

Entroncamento



O Entroncamento, segundo mais pequeno município do país, tem no Museu Nacional Ferroviário o seu principal atrativo turístico. Com uma exposição permanente riquíssima em património histórico ferroviário, e exposições temporárias, permite-nos conhecer os verdadeiros tesouros nacionais que trilharam a história do transporte ferroviário.



  • Golegã



    Localizada numa região de solo fértil, teve na agricultura o inicio da sua povoação. Com um vasto património natural, com especial atenção para a Reserva Natural do Paul do Boquilobo, onde confluem os rios Tejo e Almonda, tem também no seu património arquitetónico exemplares de excelência, como são o caso da Igreja Matriz ou da Casa Estúdio Carlos Relvas.

    De grande relevância a nível nacional e internacional, anualmente, decorre na Golegã a Feira Nacional do Cavalo.